Introdução às redes sociais
- farmarketing
- 1 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
As redes sociais são um fenómeno que surgiram com a evolução da Internet. Quando a web deixou de ser um canal de conversação unidirecional e passou a ser bidirecional e interactivo, as pessoas começaram a comunicar com as empresas, a criar os seus próprios blogs. Neste momento existem espaços onde se partilha entre usuários, informação, música, fotografia, moda, tudo e mais alguma coisa...
Existem diferentes empresas que se dedicam a analisar o tipo de consumidor a cada ano servindo de referência estudar a evolução do mercado. O usuário é cada vez mais selectivo, as redes sociais básicas já não lhe interessam e conecta-se habitualmente através do telemóvel.
~ Existem 2 regras nas redes sociais:
- Keep it simple stupid (quanto mais simples e perceptível, melhor)
- 1-9-90 apenas 1% é ativo (comenta, carrega fotos e partilha) nas redes sociais, 9 actua de altavoz e 90 não interage. Assim, não se preocupe se no seu Facebook com 100 seguidores apenas participa um usuário.
~ Existem diferentes perfis de fãs de redes sociais:
- O apaixonado: tanto positivo como positivo. Gosta de tudo, comenta, partilha...
- O Troll: critica tudo! É melhor ignorar e não responder às suas mensagens.
- O Passivo: não diz nada.
- O Comentador: comenta tudo!
Gere emoções. Isso ajudará a recordar o seu conteúdo. Humanize a sua marca, irá gerar mais confiança. Seja diferente!
É muito importante "ouvir" o que se diz pela Internet e o que dizem sobre o seu negócio (reputação online)
Internet e Redes Sociais fazem-se de relações não só de tecnologia. Por isso deve concentrar-se no lado humano, nas relações com os leitores e usuários.
No mundo offline, as pessoas não mudam de atitudes rapidamente e as pessoas podem fidelizar clientes, MAS no mundo online, podem mudar de atitudes e comportamentos mais facilmente quando vêem algo que lhes satisfaça. Por isso é importante divulgar o seu negócio.
Esteja presente na web!

Comentários