Redes Sociais: o que podem fazer pelas Farmácias?
- farmarketing
- 28 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Ainda se lembram do início do Facebook e do Instagram, como era tudo tão simples? Ao fazer uma publicação choviam comentários e likes dos amigos/seguidores/fãs.
Hoje em dia o cenário é um pouco diferente. Sabem porquê?
As nossas publicações já não aparecem constantemente no feed de todos os que nos seguem, apenas naqueles com quem temos mais interação, ou seja, aqueles que fazem sempre likes e comentários. Quando alguém deixa de interagir connosco, o algoritmo das redes sociais diminui a visibilidade da nossa conta.
Assim sendo, é necessário criar conteúdo interessante que proporcione interação com os seguidores da Farmácia. Mas como? Criatividade, precisa-se! (Instagram stories, o que publicar?)
Mas será que vale a pena perder tempo a criar conteúdos para as redes sociais?
As Farmácias sobrevivem da fidelização de clientes, angariação de novos clientes e aumento das vendas, certo? Como podem as redes sociais ajudar?
Divulgar produtos e serviços
A principal vantagem das redes sociais é permitir divulgar os produtos e serviços das empresas/marcas, neste caso das Farmácias.
Mas será possível aumentar as vendas: sim, não, talvez?
Ao divulgarmos uma mega promoção, o cliente é capaz de ir de propósito à Farmácia, já pensaram?
É como quando alguns nos abordam ao balcão sobre os anúncios da TV "Estou com dores de garganta, quero aquele produto novo que anda a passar na tv...". Agora as redes sociais podem provocar este efeito. Somos nós agora que fazemos a publicidade da nossa Farmácia!
Aumentar a empatia
Como já foi dito por aqui, é importante partilhar o dia a dia, quem são os colaboradores e a história da Farmácia.
É a forma mais fácil de criar empatia com os seguidores/clientes e/ou potenciais clientes. Dar-nos a conhecer, permite uma maior "proximidade" com quem está do outro lado do ecrã. E a empatia é das coisas mais importantes na relação Farmácia-cliente. É ela que faz com que o cliente volte e volte e volte, fideliza.
Contacto direto
chats/mensagens privadas online permitem um contacto permanente Farmácia-cliente. Todas as questões e dúvidas podem ser esclarecidas através das redes sociais, sem que os clientes estejam fisicamente na Farmácia. Pode ser vantajoso, contudo as Farmácias com muitas solicitações online podem criar um horário específico de interação. Já para não falar dos stories do IG que permitem colocar questões aos seguidores e receber as respostas em privado.

Resumindo tudo isto, as redes são uma via gratuita de publicidade do nosso negócio, não é maravilhoso? Temos de aproveitar, claro.
Quem precisa de ajuda para gerir as redes põe a mão no ar!
Mandem mensagens privadas, usem e abusem do chat do IG, deste lado posso ajudar-vos.
Até já!
Σχόλια