O sol é um falso amigo da dermatite atópica
- farmarketing
- 5 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
É importante que os pais saibam o que é necessário para evitar e/ou melhorar a dermatite atópica que afeta cerca de 10% das crianças em Portugal.
Está provado que a maioria das crianças com dermatite melhora no verão devido à ação imunomoduladora da radiação solar na pele. Mas o sol é um "falso amigo" da dermatite atópica, porque sem o cuidado adequado pode aumentar o dano já existente na barreira da pele.
A queimadura solar pode agravar o eczema da dermatite e é por isso que o bebé com menos de 6 meses de idade não deve ser protegido com um protetor solar qualquer.
O uso de cosméticos e uma higiene adequados são importantes para evitar problemas e contribuir para um desenvolvimento saudável da pele do bebé, por isso os cosméticos indicados para pele adulta não devem ser usados em crianças. Alguns detergentes usados em sabonetes e geles de banho são agressivos e tomar banho frequentemente pode causar disfunção da barreira da pele, removendo os lípidos da epiderme que desenvolvendo o aparecimento da doença.
As causas da dermatite atópica são variadas, existe uma predisposição genética, que é a base da doença, que produzirá alterações na barreira cutânea, além de uma alteração imunológica, e uma série de fatores ambientais. Entre os fatores ambientais está o clima, o inverno é a época do ano em que mais surtos ocorrem, já que o frio, o vento e também o excesso de calor no verão, predispõem ao ressecamento da pele, o que piora a dermatite atópica.
Como identificar e tratar a dermatite atópica?
Sintomas como prurido, secura e placas avermelhadas na pele do bebé podem indicar uma dermatite. Os sintomas da doença geram inquietação nos pais porque são alterações que às vezes não têm uma resolução rápida.
O diagnóstico da dermatite atópica é feito através de um exame completo da pele, da história familiar e do estudo dos sintomas. Os responsáveis pela avaliação são especialistas em alergologia e dermatologia.
Na maioria dos casos, as alterações são benignas e, em geral, costumam melhorar e desaparecer com o passar do tempo mas sempre que detetares na Farmácia alguns destes sintomas, é importante encaminhar a criança a um especialista.
ACONSELHAMENTO | 8 dicas para cuidar da pele dos bebés:
1. O momento do banho aquecer tanto a água do banho +/- 37°C como a própria casa de banho, cuja temperatura ambiente deve variar entre 20°C e 22°C. Não prolongar o banho por mais de 5min e lavar o cabelo instantes antes de sair da água, porque os bebes perdem muita temperatura na cabeça.
2. Usar produtos específicos um gel de banho para bebes, hipoalergénico e com pH fisiológico e utilizar uma esponja, de preferência natural.
3. Secar delicadamente quando terminar o banho deve secar a pele com leves toques, sem esfregar, para não irritar a pele.
4. Hidratação verificar que a pele está bem seca sem humidade dobras, aplicar um creme hidratante indicado para crianças com pele atópica, massajando levemente.
5. A importância das áreas sensíveis ao trocar fraldas, usar toalhitas especiais ou, se preferir, água e um gel de lavagem. A limpeza deve ser feita de frente para trás, ou seja, da área mais limpa para a mais suja, deixando as nádegas para o final. Certifique-se de que as pregas das nádegas e da virilha estejam completamente secos e aplique uma boa camada de creme protetor, cuja função é criar uma barreira que previna possíveis irritações nessa área, causadas pelo contato direto com urina e fezes.
6. Não exagerar no perfume evitar perfumes com álcool, preferir sempre fórmulas adequadas para bebés. Vaporizar algumas gotas de perfume sem álcool em no couro cabeludo ou na roupa.
7. Cuidados com o sol a melhor maneira de proteger os bebes é nunca expô-los diretamente ao sol se tiverem menos de 1 ano de idade. A partir dessa idade, o chapéu, os óculos escuros e a roupa são essenciais e devem evitar-se as horas mais quentes do dia limitando sempre o tempo de exposição.
8. Cuidados nos meses frios agasalhar o bebé protegendo bem as áreas mais delicadas do corpo, evitando que o frio seque a pele. E no rosto, aplicar um hidratante com filtro solar específico para bebés, mesmo quando o sol está coberto.

Fonte @tododermo blog
Imagem @vscocam
Comments