Preço vs Benefício
- farmarketing
- 19 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
No fim de semana publicámos no instagram uma frase para reflexão:
"Quando aconselhamos um produto a um cliente evidenciamos mais o preço ou os benefícios da utilização do produto?"
É importante parar para pensar nesta frase e adaptar a 3 situações possíveis ao balcão da Farmácia:
1 Produto solicitado ao balcão Quando existe uma necessidade, o preço não é, a maioria das vezes, um impedimento na compra. Neste caso devemos mostrar todas as opções de escolha adaptadas à necessidade do cliente, independentemente do preço.
2 Venda cruzada com um produto solicitado ao balcão Aqui a nossa missão é criar a necessidade ao cliente, evidenciando os benefícios de um tratamento completo com outros produtos que potenciam o efeito do produto que o cliente solicitou. Depois de criar a necessidade podemos destacar o preço mais económico, sim! Mas nunca falar sobre o preço no início do aconselhamento.
3 Incentivo à compra Divulgar um produto em promoção leva-nos a destacar apenas o preço mas não podemos nunca descurar o benefício do produto. Esta é a situação em que é mais complicado não iniciar a abordagem com "Aproveite a promoção...", mas é possível. Por exemplo, "Utiliza creme de mãos? É importante utilizar todo o ano, não apenas no inverno em que sente a pele mais seca por causa do frio. No verão o sol também pode ressecar a pele e até queimar pois as mãos são das partes do corpo mais expostas. Temos agora esta promoção...".
É sempre possível destacar as funcionalidades do produto mesmo quando existe uma promoção imperdível e só nos dá vontade de evidenciar que o preço está irresistível!
Não esquecer: a Farmácia é ainda considerada como um local onde se procura tratamento e solução para necessidades, não podemos torná-la num simples local de venda de produtos. O serviço prestado é o que a distingue!

Comentarios