4 ideias para aumentar vendas na Farmácia
- farmarketing
- 21 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Como implementar ideias inovadoras na farmácia sem perder o foco?
Existem ideias para farmácias que ainda são pouco exploradas. É comum ficarmos na zona de conforto e repetir o que a concorrência anda a fazer.
Contudo, não é errado repetir e copiar o que dá certo, até porque de nada adianta adotar novas ideias antes de executar o básico.
Se a tua farmácia já fez tudo igual aos concorrentes, está na hora de torná-la diferente!

1. Redução de custos
A má gestão pode resultar em estagnação e até falência.
Controlas o dinheiro gasto com material impresso? Com impressão de folhetos, flyers e outros materiais de publicidade e informativos?
Não é errado investir em marketing offline/impresso, no entanto, já pensaste em digitalizar esse material para alcançar resultados melhores gastando menos?
Sim, uma revista digital, infografias, por exemplo, que podes publicar no site da farmácia e divulgar nas redes sociais. Ou caso a tua farmácia não tenha site, podes enviar diretamente para o email dos teus clientes, tal como uma newsletter. (Lê "Criar NEWSLETTERS em 5 passos")
2. Fidelização
Cria clubes de fidelização principalmente para medicamentos/produtos de uso crónico/contínuo e cria um nome apelativo para cada clube. O objetivo é trazer comodidade e melhores condições ao "sócio"!
O que podes explorar:
- Se a tua farmácia dispõe do serviço de entrega ao domicílio: determina uma data/altura do mês para que os produtos sejam entregues gratuitamente na residência do cliente;
- Cria descontos diferenciados por tempo mínimo de adesão: estabelece um formato onde o desconto aumenta de acordo com o tempo de adesão ao clube. Por exemplo: Contrato trimestral para a assinatura o desconto é 10%; para semestral é de 15%; para anual é de 20%, etc.
- Escolhe o mix de produtos que entram nos planos de assinatura dando preferência a medicamentos de uso contínuo e alguns produtos, como fraldas geriátricas, puericultura, etc.
Divulgação do clube de fidelização: abusa da divulgação no PDV, via email e nas redes sociais.
3. Aumentar o ticket médio
Já pensaste em criar os próprios kits de produtos da farmácia em vez de só venderes os que chegam das marcas?
- Escolhe categorias e/ou temas específicos;
- Visibilidade da poupança do kit: Ao montar o kit (cesta, bolsa, caixa, papel...), é importante comunicar quanto o cliente vai poupar. Por exemplo uma etiqueta “Poupe 20% no total!”;
- Estratégia do "leve grátis” o produto "x" do kit estimula o cliente a comprar o kit completo;
- Expor os kits em categorias estratégicas, escolhendo produtos que façam sentido para cada perfil de cliente, p.e. bebé, grávida, pele oleosa, queda de cabelo...aumenta a probabilidade de o cliente ver o kit mais de uma vez em determinadas zonas da farmácia e pensar “Realmente faz sentido eu levar este kit!”
4. Parar de perder vendas das gerações Y e Z
As gerações Y e Z são consideradas as pessoas nascidas após o advento das tecnologias e da internet. Na casa dos 15 até os 40 anos, são consumidores já habituados a canais online.
Tens noção de quantas pessoas/clientes perdes mensalmente por teres apenas canais de comunicação rudimentares, como telefone e balcão?
As gerações Y e Z estão acostumadas a pedir tudo online: comida, transporte, roupas, produtos de saúde e bem estar, tudo! Oferece formas digitais para atendimento e compra!
Canais que a tua farmácia pode ter para não perder vendas às gerações Y e Z:
- WhatsApp, Facebook e Instagram;
- Loja online;
Sobre montar uma loja virtual, é algo que ainda assusta muitas farmácias. No entanto, se a tua farmácia faz entregas ao domicílio, é possível, por exemplo, que o cliente faça o pedido via email ou mensagem no chat de uma das redes sociais.
A tua farmácia já pratica alguma desta ideias?
Referência: @mypharma
Kommentare